DUBAI – A maior empresa para transferências internacionais de dinheiro do mundo, a Western Union, comprou por cerca de US $200 milhões uma participação de 15% na unidade de pagamento digital do Grupo STC da Arábia Saudita.
Dinheiro digital e transferências
A aquisição da STC pay, a carteira digital segura em forma de um aplicativo que permite a você, como indivíduo ou empresa, assumir o controle total de suas finanças a qualquer hora, em qualquer lugar. A empresa está avaliada por volta de 5 bilhões de reais (US $ 1,3 bilhão), irá financiar seu capital e dará apoio aos planos de expansão de longo prazo, disse a maior operadora de telecomunicações da Arábia Saudita em um comunicado na última semana.
Mohammed Bin Khalid Abdullah Al Faisa, o presidente do Grupo STC, comentou que o investimento reflete a posição que a empresa já toma por muito tempo como um “facilitador digital”. Ele ainda acrescentou que esse acordo deu vida ao primeiro “unicórnio da Arábia Saudita e o primeiro unicórnio fintech do Oriente Médio”.
Unicórnios startup e surgimento
Os unicórnios, para quem não sabe, são geralmente empresas privadas que são avaliadas com a cifra a partir de US $ 1 bilhão. Esse termo “unicórnio” apareceu pela primeira vez em 2013 quando Aillen Lee, fundador da Cowboy Ventures, que deu a descrição para empresas eram valorizadas em mais de 1 bilhão de dólares sem mesmo ainda sem ter seu capital na bolsa de valores.
A comparação com o unicórnio se deve pela raridade de empresas, tipo startup, chegarem a esse valor, sem contar a dificuldade de valorização para esse tipo de negócio, ainda em fase crescente no mercado. Criando quase um mito em torno das que chegavam a esse preço.
Por isso, os unicórnios são essas novas companhias que enfrentaram grandes desafios, sobreviveram aos obstáculos e alcançaram o tão sonhado décimo dígito.
Entrando no mercado de ações
Fontes comentam que no mês passado a STC contratou bancos e financiadoras para juntos, organizarem uma venda inicial de ações, junto ao seu mercado de desenvolvimento de produtos e serviços.
A diminuição em relação a dependência do dinheiro faz parte dos esforços do governo da Arábia Saudita para tentar dar uma nova cara a economia que já está estabilizada por ser a maior exportadora de petróleo do mundo.
A STC disse que seu sistema STC pay é a primeira empresa financeira e tecnológica com licença concedida pelo banco central da Arabia Saudita, e já possui mais de 4,5 milhões de usuários.