A empresa de aluguel de casas por temporada, Airbnb Inc colocou como seu objetivo uma avaliação de mais ou menos $ 35 bilhões no que pode ser o último sucesso de vendas IPO nos Estados Unidos da América do ano, marcando assim, uma impressionante recuperação em seu capital depois do baque sofrido pela pandemia.
Brian Chesky, Joe Gebbia e Nathan Blecharczyk, fundadores da Airbnb vão disponibilizar quase US $ 100 milhões em ações com o lançamento da empresa em Wall Street, 13 anos depois de terem começado um site em um apartamento que revolucionou a indústria hoteleira.
A Airbnb sofreu duramente no começo da pandemia, quando todas as viagens pararam e as reservas canceladas. Ela teve que desligar em torno de quarto de seus colaboradores e pedir US $ 2 bilhões em fundos de emergência de investidores.
Mas, à medida que os “relaxamento” foram acontecendo, a grande maioria dos viajantes deram preferência reservar casas em vez de hotéis, ajudando a Airbnb a dar uma respirada e obter um lucro surpreendente no terceiro trimestre. A empresa, que tem base em San Francisco, também ganhou muito com a subida pela procura no aluguel de casas fora das grandes cidades.
Airbnb disse que estava com a intenção de vender até US $ 2,6 bilhões
A Airbnb listou uma faixa de preço alvo para vender 51,9 milhões de ações por entre $ 44 e $ 50 cada. A empresa de aluguel por temporada tem como objetivo levantar cerca de US $ 2,85 bilhões no limite superior da faixa, incluindo as ações de opção.
O IPO dará ao Airbnb uma avaliação bem mais diluída, seriam $ 34,8 bilhões que inclui títulos como opções e ações restritas, quase o dobro dos $ 18 bilhões que o Airbnb valia em uma rodada de arrecadação de fundos privada no início do ano.
A capitalização da Airbnb será de US $ 50 por ação, totalizando cerca de US $ 30 bilhões
A entrada da Airbnb no mercado de ações era uma das mais esperadas e já é uma das maiores IPOs Norte Americano em 2020, que já foi um ano cheio de flutuações. A Warner Music Group, Palantir Technologies e a empresa de armazenamento de dados Snowflake Inc também decidiram por colocar suas ações públicas nos últimos meses.
Desde o seu lançamento em 2007, pelos amigos Chesky e Gebbia, como uma plataforma para reservar salas de reuniões e durante conferências, o Airbnb expandiu suas listas incluindo casas, apartamentos e aluguéis por temporada, dando oportunidade para inúmeros proprietários fazerem um dinheiro extra.
No ano de 2011 a Airbnb chegou ao status de “unicórnio”, com propriedades alocadas em mais de 180 países sendo mais de 13.000 cidades na época, após ter sido avaliada em mais de US $ 1 bilhão em uma outra rodada de financiamento.