As ações da empresa de veículos elétricos chineses NIO subiram mais de 1.200% na última semana, já que o mercado de capitais e as perspectivas do mercado chinês de veículos elétricos são positivas na maioria das vezes.
A NIO, que usualmente descrita como uma das maiores rivais da Tesla, ficou com um valor de mercado de US $ 73,1 bilhões depois que os preços de suas ações subiram, superando com uma grande diferença a controladora da Mercedes-Benz, a Daimler, que possui um valor de mercado por volta de US $ 57,3 bilhões.
Outros Que são mais novos no mercado de veículos elétricos chineses, como o XPeng, que só veio ao público há poucos meses, tinham um valor de US $ 23,6 bilhões dentro do mercado, enquanto o valor da Li Auto atingiu US $ 17 bilhões do total.
Veículos elétricos e ações fora da China
As ações de veículos elétricos listados na América do Norte obtiveram ótimos resultados financeiros por trás dos aumentos das ações. As vendas no terceiro trimestre da NIO aumentaram 146 % ano a ano, de acordo com seu último relatório de lucros, enquanto isso a XPeng e a Li Auto deram expectativas otimistas para o futuro, sem números exatos.
Segundo a Securing America´s Energy (SAFE), as principais montadoras estão com o plano de gastar um total de US $ 300 bilhões em desenvolvimento e produção de veículos elétricos nos próximos 10 anos e serão investidos no mercado chines quase a metade total da produção.
107 superestações de íon-lítio estão sendo construídas na China, isso em um total de 142 superestações ao redor do mundo. Já nos Estados Unidos da América, apenas 9 seguem em construção, acrescentou a SAFE.
O especialista em portfólio de ações asiáticas da Eastsping Investments, Huang Jian, teceu seu comentário e avaliação sobre o assunto: “Nos próximos anos, a cadeia de suprimentos se tornará cada vez mais importante para o desenvolvimento do mercado de veículos elétricos”. E concluiu dizendo: “Porque sabemos que muitos países agora estão promovendo energia limpa e colocando veículos elétricos nas estradas.”
Como fica a competição
A Tesla tem esperança que o mercado chines responde por 40% de suas vendas mundiais até o ano de 2022, enquanto outras grandes empresas dos automóveis tradicionais, incluindo a GM, estão tentando crescer seus investimentos em veículos elétricos para alcançar a empresa da China.
Já na China, os fabricantes de veículos elétricos locais representados pela NIO irão enfrentar um grande desafio, terão de competir com as forças de ambos os lados.